terça-feira, junho 3

ESCOLA E FAMÍLIA: UMA PARCERIA QUE FAZ DIFERENÇA



27 de maio de 2014.


A família, apesar das transformações sofridas no decorrer dos anos, ainda é a célula mater da sociedade e a base de toda a educação e formação do ser humano.
O ensino faz parte da vida familiar. A Bíblia, o livro dos livros, cita em Provérbios 22.6: ”Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” A responsabilidade de ensinar primeiramente é dos pais.
Ensinar a criança no caminho em que deve andar é mais do que levá-la a uma igreja, num domingo qualquer, mais do que ensinar um princípio de boas maneiras, mais do que ensinar uma oração a ser feita antes de dormir.  Estes e outros vários ensinamentos são importantes, porém ensinar a criança no caminho em que deve andar abrange bem mais do que isto.
O ensino do qual falamos é aquele que deve partir do coração dos pais que têm uma comunhão íntima com Deus e que deseja que seus filhos também passem por esta experiência, pois só pode ensinar aquele que já aprendeu e tem bagagem para isto.
Ensinar a criança no caminho é reconhecer que existe O caminho e, não, um caminho. O caminho é Jesus e confiados Nele, os pais podem ter sucesso na criação de seus filhos.
Diz a Bíblia no livro de II Timóteo 3.14 a 17 o seguinte: ”Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendestes. E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
Este encontro marcante entre pais e filhos com o amor de Deus, influenciará o ambiente harmônico do lar e, por conseguinte, toda a sociedade onde estão inseridos.
Depois da família destacamos que a criança se insere no ambiente escolar, e a escola se torna o prolongamento do lar.
Na escola, a criança passa grande parte do seu tempo e ali reflete o que é aprendido em casa. Tendo lares onde pais e mães obedecem aos ensinamentos de Deus em Sua Palavra, seguramente os filhos, que crescem na intimidade e comunhão com este mesmo Deus, refletem este amor onde estão interagindo com as demais pessoas.
Pais e mães devem liderar seu lar ensinando os princípios bíblicos com responsabilidade. Obediência a Palavra de Deus deve ser mantida no lar para que os pais sejam modelos de fé, coragem e amor. Nunca desistir dos seus filhos é outra regra básica para os pais que querem ensinar seus filhos a amar a Deus em primeiro lugar e ao próximo como a si mesmos. Mostrar a eles o valor da escola que frequentam também é de grande importância, pois ela é o segundo lar em que vivem e convivem com tantas outras pessoas.
Os filhos que obedecem e amam seus pais, certamente obedecem a seus professores e vislumbram na escola a oportunidade de crescimento acadêmico e profissional. Estes contribuem no desenvolvimento das aulas, pois são mais dedicados, assíduos, responsáveis e vão à escola com prazer, dispostos a colaborar seriamente com seus colegas e professores.
Assim a família e a Escola Estadual Gabriel Odorico buscam formar uma grande equipe seguindo princípios morais, éticos e sociais para que juntas alcancem integralmente os seus objetivos.



Professoras M.Sc. ELIANA MARA MANSO (Diretora) Esp. NEILA CAIXETA BARBOSA (Supervisora).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário