quinta-feira, agosto 15

Projeto: Ética e cidadania



Os alunos do Gabriel Odorico das séries 6º 01, 6º 02, 7º03, 7º04, 2º 12 e 2º13, na disciplina de  Geografia, da professora Elizângeli, trabalharam bastante no projeto da escola. Foi pedido aos alunos que elaborassem trabalhados com assuntos relacionados ao tema.

O 6º ano  trouxe uma série de problemas que Machado enfrenta: questionaram a utilização dos nossos impostos, a conservação de nossas vias, os gastos com depredação do patrimônio público e enriqueceram seus trabalhos com muitas imagens e entrevistas.
   


  As ruas estão sujas: Pichação não é arte.
      


                        A cidade precisa de atenção! Menos promessa e mais ação!
       


As imagens mostraram que quem depreda, estraga e deixa a cidade feia não é cidadão.

     



O sétimo ano trabalhou a cidadania: direitos dos idosos, direito dos deficientes, democracia, consciência negra e os  direitos das crianças e adolescentes.
      
    


   





Eles trouxeram muitas informações: foram ao Conselho Tutelar, pesquisaram nos órgãos competentes e trouxeram muitas coisas interessantes.


O segundo ano 12 nos proporcionou momentos muito enriquecedores com duas palestras:
       



A assistente social Renata, que já foi conselheira tutelar e acompanhou de perto os problemas relacionados às crianças e adolescentes, falou sobre a origem e os vários tipos de violência existentes.

   

 




O Cabo Devanir nos presenteou com uma palestra muito interessante sobre a violência em Machado, suas causas e consequências. Os alunos ouviram as explicações do cabo e assistiram ao filme sobre os efeitos causados pelas drogas. Foi de muito proveito, pois a importância da família, dos bons hábitos, da honestidade e do respeito foram salientadas na palestra.

E para terminar.....  Colorir e escrever. O que penso sobre os temas propostos?  Os alunos receberam uma folha com um desenho para ser colorido e, ao final escrevessem o que sentissem vontade sobre o assunto. Colorir é uma diversão!!!!


 






Os alunos do Segundo ano fizeram uma bonita pesquisa sobre o patrimônio de Machado. Resgataram fotos de prédios que já foram destruídos e prédios que estão conservados:


Na primeira imagem “O cine Vogue” e na segunda a antiga Igreja Matriz de Machado.



Exemplos de patrimônio que foram mantidos: o prédio da E.E. Dom Pedro I e casarão centenário na Rua Coronel Azarias.

Cidadania também é respeitar a história do município, seu passado e garantir às gerações futuras o acesso à história de seu povo!

PARABÉNS AOS ALUNOS!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário