terça-feira, novembro 27

Alunos da EJA Visitam Redação e Gráfica da Folha Machadense


Um grupo de alunos do Projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos), núcleo que funciona na Escola Estadual Gabriel Odorico, visitou no dia 13/11/2012, a Redação e a Gráfica da FOLHA MACHADENSE.

Acompanhados pela professora Jomar Caproni, os estudantes participaram de uma verdadeira aula sobre a história da imprensa em Machado e da tipografia no sul de Minas. O grupo acompanhou como é o processo de elaboração de matérias, discutiu os conceitos de notícia e reportagem e aprendeu um pouco sobre fotografia e as fases da imprensa, desde a criação dos tipos móveis.

Na Folha, os estudantes da EJA foram recepcionados pelo diretor periódico, jornalista e professor José Vitor da Silva, além do editor do veículo, Edelson Borges da silva. Os alunos fizeram uma viagem pela história, passando pela tipografia, pela linotipia e pela composição informatizada. A Folha passou por todos esses processos gráficos.

Hoje, em minutos, a fotografia que antes era revelada em preto e branco e enviada a Campinas (SP) para ser transformada em clichê, hoje, em segundos, sai da máquina digital para as páginas on line da FOLHA MACHADENSE.

Minutos após a partida dos alunos da EJA, da Redação da Folha, a visita já era destaque no site do jornal, que tem média de 11 mil acessos por dia.

Caminhando para completar 39 anos de sua fundação, em 24 de março de 2013, a Folha é um dos semanários mais tradicionais do Estado de Minas Gerais.


Texto: Folha Machadense








Nenhum comentário:

Postar um comentário